quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cálculo Modal

Cálculo Modal:
Muitas vezes, ao ouvir música, você percebe que algumas notas do contrabaixo ou outro instrumento grave soam muito mais fortes do que outras. É claro, pode ser defeito de sua caixa acústica, do instrumento ou até do músico, mas - provavelmente - o defeito é mesmo da sua sala. Maus modos podem criar uma resposta de graves extremamente, deficiente e desagradável, com algumas notas que ressoam e sobressaem, e outras que mal se ouvem, dependendo do local na sala.
Quando menor uma sala, mais sérios são os problemas com modos, pois as frequências das estacionárias estão mais afastadas entre si, criando trechos na banda de graves com poucos modos e baixa pressão, e outros trechos com modos acumulados e alta pressão sonora. Em ambientes de grandes dimensões, há estacionarias em todo o espectro de áudio e a resposta acústica da sala é normalmente muito melhor. Usando a fórmula de Schroeder, podemos, afirmar, por exemplo, que uma sala cuja menor dimensão é de 20,6 metros não tem modos acima de 50Hz, o que significa uma resposta acústica excelente.
A análise cuidadosa dos modos de uma sala, que pode ser um estúdio, uma salada de controle, uma sala de estar, um teatro ou qualquer outro ambiente, pode prevenir a formação de modos deficientes. Uma sala com dimensões cuidadosamente escolhidas, mesmo antes de receber seu tratamento acústico, não terá tendência de realçar nem atenuar frequências.
O equalizador gráfico, visto por alguns como a solução para este tipo de problema, pode no máximo disfarçar um pouco as deficiências de uma sala. Mas não foi projetado para isso, e jamais irá satisfazer aos ouvidos apurados. O problema é acústico, e a solução deve ser também acústica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário