Cálculo Modal:
Muitas
vezes, ao ouvir música, você percebe que algumas notas do contrabaixo
ou outro instrumento grave soam muito mais fortes do que outras. É
claro, pode ser defeito de sua caixa acústica, do instrumento ou até do
músico, mas - provavelmente - o defeito é mesmo da sua sala. Maus modos
podem criar uma resposta de graves extremamente, deficiente e
desagradável, com algumas notas que ressoam e sobressaem, e outras que
mal se ouvem, dependendo do local na sala.
Quando
menor uma sala, mais sérios são os problemas com modos, pois as
frequências das estacionárias estão mais afastadas entre si, criando
trechos na banda de graves com poucos modos e baixa pressão, e outros
trechos com modos acumulados e alta pressão sonora. Em ambientes de
grandes dimensões, há estacionarias em todo o espectro de áudio e a
resposta acústica da sala é normalmente muito melhor. Usando a fórmula
de Schroeder, podemos, afirmar, por exemplo, que uma sala cuja menor
dimensão é de 20,6 metros não tem modos acima de 50Hz, o que significa
uma resposta acústica excelente.
A
análise cuidadosa dos modos de uma sala, que pode ser um estúdio, uma
salada de controle, uma sala de estar, um teatro ou qualquer outro
ambiente, pode prevenir a formação de modos deficientes. Uma sala com
dimensões cuidadosamente escolhidas, mesmo antes de receber seu
tratamento acústico, não terá tendência de realçar nem atenuar
frequências.
O
equalizador gráfico, visto por alguns como a solução para este tipo de
problema, pode no máximo disfarçar um pouco as deficiências de uma sala.
Mas não foi projetado para isso, e jamais irá satisfazer aos ouvidos
apurados. O problema é acústico, e a solução deve ser também acústica.
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