quarta-feira, 12 de junho de 2013

Acústica de Ambientes - Introdução


Acústica de Ambientes.


Efeito dos Retardos

A velocidade do som não é muito alta, ficando por volta dos 344 ms á temperatura de 21 0C. Muitos aviões e até alguns carros já ultrapassam essa velocidade, sendo então denominados supersônicos. A velocidade do som, para efeito de veículos, é chamada Mach 2, o trio de Mach 3, etc.

A velocidade do som não depende da frequência. No ar, ao nível do mar, ela é calculada pela fórmula :

vsom = Raiz Quadrada de 20,06.T+273ms, onde T é a temperatura em graus Celsius.



Á temperatura de 21 0C, por exemplo, a velocidade do som é de aproximadamente 344ms. A 40 0C ela chega a cerca de 355ms, e a 0 0C cai para cerca de 331ms.Em qualquer caso, vemos que o som se desloca de maneira relativamente lenta. Para percorrer uma avenida como um Sambódromo, com extensão de 500 metros, num dia de verão a 35 0C, o som leva 1,42 segundo - o suficiente para provocar sérios problemas de sincronização de ritmo e provocar o famigerado “atravessamento”, ou desencontro de tempo entre bateria e pessoas cantando, mesmo a distâncias muito menores que isso.
Em outros meios, gasosos, líquidos ou sólidos, a velocidade aumenta com a densidade do meio.



Quando o som se desloca, sempre sofre atrasos com a distância. O que chamamos retardo ( ou delay, em inglês) do som é o fenômeno percebido quando ouvimos um som e uma repetição atrasada dele mesmo- como, por exemplo, quando o som é refletido por uma superficie e esse eco chega até nós algum tempo depois do som original. Dependendo do tempo entre o som original e o refletido, percebemos efeitos bem diferentes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário